PÉRICLES NEVES

Um eterno aprendiz.

Textos

Alguns Tipos de Dedos

Começo pelo Sagrado, (Contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabelecestes... S l  8. 3 ). (Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Ex 8.19).  - Agora posso começar pelo Profano, há também, na geografia, na história, na filosofia, no meio ambiente e para os poetas e incluo todos aqueles que estão relacionados ao Pico Dedo de Deus, que é uma majestosa Serra e ponto de referência do Rio de Janeiro.
Dedo, s. m. Cada um dos prolongamentos articulados que terminam pés e mãos do homem, da mulher e de outros animais. Dedos: Polegar, indicador, médio, anular e mínimo ou mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolo e mata piolho.
Os dedos fechados com o polegar para cima aprova,reprova se estiver voltado para baixo, se estiver para cima e para trás é um pedido de carona, acusa, aponta, dedo duro, num dedo a aliança é o símbolo do noivado no outro a do matrimônio.
Os dedos deram origens a várias profissões, manicure, pedicuro, datilógrafo, datiloscópico que é um sistema de identificação por meio das impressões digitais, datiloscopista é a profissão, posso até pensar no dedo do Urologista, bem passo para outro tipo de dedo, do ginecologista, bem vou para coisas mais alegres que tal o maestro segurando a sua batuta, na execução de um concerto, e os dedos do artista que modela a sua escultura.
E o goleiro que desviou nas pontas dos dedos a bola que certamente mudaria o placar do jogo e o que aciona o gatilho da arma na hora do tiro, mas também tem os dedos indicador e médio que juntos procuram pelos sinais vitais de um paciente, vítima de acidente foi constatado que o paciente está bem e que não será necessário fazer qualquer tipo de massagem, o coração e os pulmões estão funcionando.
Há os Dedos de Prosa, há os que levam o rapé ao nariz, os que enrolam aquele cigarro de palha, os que fornecem o sangue para exames laboratoriais, os que controlam as pitadas de sal na culinária e por citar culinária, há a pimenta Dedo de Moça, não muito ardida e bem aromatizada, nas pontas dos dedos, Albert Einstein, Pitágoras, Euclides, Fritjof Capra, Newton, Aristóteles e tantos outros aprenderam a contar, 1,2,3,4 e 5... .
Tem os dedo que apertam os botões do elevador para cima e para baixo, tem os dedos que costuram, tem os que fazem a maquiagem, tem os que servem de colher, mexendo o gelo dentro do copo, tem os dedos que fazem cócegas, tem os que ligam e desligam a TV, VC, DVD, tem os que digitam o fim deste resumo, por estarem cansados e vão preparar uns petiscos e uma caipirinha. Bem existem dedos para tudo e para todos.

                                                  PNeves – Uberlândia – MG.      

Obs. S l = Salmos. Ex = Êxodos.  






Pericles Neves
Enviado por Pericles Neves em 31/01/2007
Alterado em 04/02/2007


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras